O Festival de Inovação e Impacto Social, FIIS, nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S. Paulo, com a Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo

A primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS) reunirá em Poços de Caldas (MG), de 2 a 7 de novembro, no hotel Casino Palace, líderes de organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas. Durante seis dias, a cidade mineira vai ser a capital da inovação social no Brasil. O evento nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S. Paulo, com a Turma do Bem – maior rede de voluntariado especializado do mundo, e agrega o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, com a participação de 400 dentistas voluntários; o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina, com a presença de ONGs da América Latina; e o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, composta por cem líderes.

“A Folha de S. Paulo se uniu a parceiros estratégicos para realizar um festival que se propõe a ser uma vitrine para a inovação social no Brasil”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal. O evento nasce inspirado no trabalho da Turma do Bem, iniciativa que se tornou um projeto mundial que prega a inclusão e o acesso da população de menor renda à saúde bucal. Com 17 mil dentistas atuando em 14 países, a Turma do Bem oferece atendimento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais.

Fábio Bibancos, fundador da Turma do Bem: “O FIIS trará um pensar sistêmico sobre os desafios, as demandas de inovação e a importância do conhecimento e do crescer em rede” (fotos divulgação)
Marcelo Alonso, fundador-associado do FIIS e diretor da Lunedi: “A proposta é integrar social makers, abrindo espaço para debater ideias transformadoras e gerar resultados inspiradores”

“No FIIS, os desafios, as demandas de inovação, a importância do conhecimento e do crescer em rede – que afligem os gestores ONGs e negócios sociais – serão objeto de um pensar sistêmico. Juntos, poderemos gerar novos projetos e inovações que irão trazer impactos mais relevantes em diversas áreas do terceiro setor e do empreendedorismo social”, afirma Fábio Bibancos, fundador da Turma do Bem e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Para Marcelo Alonso, fundador-associado do FIIS e diretor da agência de comunicação e sustentabilidade Lunedi, a proposta é “integrar social makers, abrindo espaço para debater ideias transformadoras em rede, gerar resultados inspiradores, apresentar negócios disruptivos, promover mudanças e causar impacto positivo na sociedade”.

Programação

A programação do evento foi dividida em espaços temáticos, entre eles a Sala Rede Folha, que receberá painéis com a participação de líderes inovadores e a mediação de profissionais como as jornalistas da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, Eliane Trindade e Patrícia Pamplona. Entre os diversos assuntos estão temas ligados ao empreendedorismo de impacto social, incluindo Água e Saneamento, Educação em Escala, Sustentabilidade nas Cidades, Captação e Doação e Saúde para Quem Precisa.

Veja aqui a programação completa do FIIS.

Para debater cada um dos tópicos foram convidados David Hertz (Gastromotiva), Paulo Pianez (Carrefour), Rodrigo Britto (Instituto Coca-Cola), João Rodrigues Junior (Fundação Banco do Brasil), Antônio Aparecido Almeida (Ação Reciclar), além de outros empreendedores sociais que formam a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, do jornal Folha de S. Paulo.

Já o Teatro Turma do Bem vai reunir os cirurgiões-dentistas da maior rede de voluntariado especializado do mundo. A programação do local inclui palestras sobre saúde, sustentabilidade financeira e motivação, afim de manter ativa a prestação de serviço gratuita que até agora beneficiou mais de 70 mil crianças e adolescentes em todo o País, incluindo Poços de Caldas. O Espaço Abrale – organizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia em parceria com a Aliança Latina – terá assuntos como liderança, impacto social e uso de dados.

Ao final de cada um dos dias acontecem as masterclasses com as palestras de Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco. No domingo (4), está prevista a apresentação de stand-up comedy do ator, humorista e jornalista Rafael Cortez.

O FIIS promove ainda atividades gratuitas e abertas à população como shows no Parque José Affonso Junqueira; mostra de cinema no Instituto Moreira Salles; rodas de conversa da Agenda Pública no Café Concerto; além de atendimentos médico preventivo e oftalmológico em consultórios especiais montados em unidades móveis e uma triagem especial da Turma do Bem.

O Palace Hotel vai receber a exposição ‘Por Ser Menina’, da Plan International. A mostra é resultado do concurso fotográfico realizado em diversos países da América Latina para que profissionais de fotografia compartilhem seus pontos de vista sobre o que é ser menina.

Uma outra iniciativa busca envolver alunos e professores do Programa Municipal da Juventude (PMJ) do bairro São José. A plataforma ImaginaC vai realizar workshops com o objetivo de despertar nas crianças o espírito de pertencimento à cidade, criando agentes transformadores. Entre as atividades está a intervenção artística no muro do CEI Municipal Dona Mariinha (Rua José Augusto de Carvalho, 545 – São José).