Conheça as soluções dos 14 negócios selecionados pelo programa Hangar

Os negócios selecionados foram: Web para todos, Roupateca, Fechando Ciclo, Os Leguminhos, AMNIE, Connectingfood, Doe Certo, Padaria Escola Pão Nosso, Recikle, Pode Perguntar, Co-Criança, Be-Cause, Studio Lobo Guará e Coletivo Saúde Mental.

Causas, comunicação, acessibilidade, logística reversa e consumo responsável foram as principais categorias das 14 soluções que chegaram à fase final da primeira turma do programa Hangar, iniciativa do Quintessa, da Pipe.Social e do Civi-co. Depois de cinco meses de workshops, acompanhamento individual e acesso a rede qualificada de mentores, representantes dos negócios se apresentaram no Demoday, que aconteceu no dia 26 de março. O programa Hangar teve o objetivo de impulsionar negócios de impacto para a validação de um modelo de negócio que seja escalável, lucrativo e que gere impacto socioambiental relevante.

“Todo negócio vive três grandes momentos: validação, tração e escala. A proposta do Hangar foi ajudar no estágio inicial de validação, no qual três perguntas principais precisam ser respondidas: qual é o problema que o negócio pretende resolver, o produto a ser entregue e qual é o modelo de negócio que vai permitir o seu crescimento. O programa Hangar nasceu com o objetivo de impulsionar negócios e de proporcionar a construção de uma base sólida para que eles pudessem crescer”, explicou Maércio Diogo, gestor do Quintessa.

Mariana Fonseca, co-fundadora da Pipe.Social, responsável pela chamada do Hangar, destacou que a maioria dos empreendedores de impacto sente falta de um suporte nessa fase decisiva de validação dos seus projetos. “É fundamental compartilhar com pessoas que vivem a mesma dor, sentir como o negócio vai parar de pé. Por isso, conversamos com o Quintessa e o Civi-co sobre como poderíamos ajudar os empreendedores para que eles caminhem nesse pipeline e alcancem o sucesso”, disse Mariana.

Para Ricardo Podval, CEO do Civi-co, a ideia de realizar o programa veio alinhada à proposta de fomentar o ecossistema de impacto social. “Por que não apoiar as novas iniciativas que, no futuro, serão aceleradas individualmente pelo Quintessa e estarão no mapa de negócios da Pipe? A missão do Civi-co é construir pontes entre os negócios e as grandes empresas, investidores e área pública. Quanto mais gente falando de impacto e desenvolvendo negócios que vão dar resultado financeiro, mas ao mesmo tempo, vão contribuir para mudar esse país, que precisa de tudo, melhor. As portas do Civi-co estão abertas para vocês”, saudou Ricardo.

Os negócios que apresentaram seus pitches foram:

Web para todos

Plataforma que desenvolve sites acessíveis e trabalha na construção de uma web acessível para todos. Promove treinamentos online.

Roupateca

O 1º guarda-roupa compartilhado, inteligente e sustentável.

O negócio oferece acesso a um acervo gigante de moda, mediante uma assinatura mensal.

Fechando Ciclo

Plataforma oferece planos de reciclagem de embalagens para empresas. Solução mais acessível do que investir em um projeto próprio de logística reversa. Credencia cooperativas de catadores e faz a destinação correta dos resíduos.

Os Leguminhos

Desenvolve personagens para crianças e jovens, recursos lúdicos e de entretenimento que visam a mudança de hábitos alimentares e incentivam a prática de exercícios e de esportes e a melhoria das relações interpessoais. A empresa está criando um selo para identificar alimentos seguros e saudáveis.

AMNIE Cosméticos naturais

O negócio foi desenvolvido para oferecer produtos naturais, saudáveis, simples e sustentáveis, com preço justo.

Connectingfood

Utiliza redes, processos e tecnologias para conectar alimentos saudáveis sem valor comercial às organizações sociais, reduzindo o desperdício de alimentos.

Doe Certo

Plataforma de doação consciente. Por meio de um app, apresenta organizações sociais que mudam realidades por meio de projetos inspiradores e que podem receber doações com segurança.

Instituto Papel de Menino / Padaria Escola Pão Nosso

O Instituto Papel de Menino atua na ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA. O projeto da Padaria oferece capacitação e qualificação profissional.

Recikle

Manufatura de roupas com processos sustentáveis, responsáveis e ecológicos.

Pode perguntar

Negócio desenvolvido para fazer atendimento às mulheres no período pós-parto, com foco na amamentação.

Co-Criança

Coletivo de mulheres que trabalha pela recuperação de espaços públicos na Vila Brasilândia, bairro da zona norte de São Paulo. Promove oficinas e campanhas com o objetivo de resgatar o protagonismo infantil nas cidades, nas ruas, em qualquer território e comunidade.

Be-Cause

Profissionais de comunicação criaram uma plataforma para apoiar negócios de impacto socioambiental, unir pessoas a causas socias e potencializar o impacto positivo e a comunicação das marcas.

Studio Lobo Guará

O desafio Mobiliza Breton foi a origem dessa startup que produz móveis e produtos de decoração a partir da reutilização de resíduos da indústria moveleira. Além de promover o consumo consciente, cria impactos positivos, combinando descartes da indústria com design e responsabilidade, gerando produtos que carregam valores ambientais e sociais.

A 14ª solução validada – Coletivo Saúde Mental – não participou do Demoday.