Competição de Ideias de Negócios Verdes seleciona oito finalistas

Selecionados participam agora de bootcamp para treinamento em modelagem de negócios

Os negócios selecionados para esta etapa da competição são: Ecociclo, Drain Street, Meli Network, MPK Agrotech, Null Carbon, Pentagrama, Steps e Tradenergy.

A ClimateLaunchpad e a Climate Ventures anunciaram os oito finalistas da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes. Realizada com apoio do Instituto Clima e Sociedade, Cargill e Fundo Vale, a competição recebeu inúmeras ideias de negócios com impacto positivo e atuação nas áreas de gestão da água, gestão de resíduos, agropecuária, energia, logística e mobilidade, florestas e uso do solo e regeneração.

Os selecionados seguem agora para a próxima etapa do programa: o bootcamp virtual ministrado pelo treinador da ClimateLaunchpad, Israel Griol Barres, que estará com os empreendedores brasileiros pelo terceiro ano consecutivo. No encontro de três dias, os participantes receberão treinamento em modelagem de negócios e pitch. Todas as atividades serão realizadas online, prezando pela segurança dos participantes.

A final nacional será realizada em agosto. Os 16 melhores colocados globais receberão prêmios em dinheiro.

Os negócios selecionados são:

Ecociclo

EcoCiclo é um absorvente biodegradável, 100% brasileiro, que reduz o impacto provocado pelos 500 anos de decomposição do absorvente comum.

Drain Street

Sistema de drenagem urbana capaz de aumentar a área de permeabilidade do solo em áreas pavimentadas, diminuindo riscos de alagamento.

Meli Network

Desenvolve atividades de meliponicultura com foco em comunidades tradicionais e rurais nas regiões mais devastadas da Amazônia, protegendo a floresta e desenvolvendo projetos de reflorestamento.

MPK Agrotech 

Desenvolve um sistema de monitoramento e controle biológico que permite reduzir consideravelmente ou zerar a quantidade de defensivos químicos no controle de pragas e doenças da soja e milho.

Nullcarbon

Plataforma que registra a quilometragem percorrida por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e transforma em crédito de carbono, que é vendido no mercado voluntário; parte do valor é devolvida aos usuários.

Pentagrama

Plataforma de negócios com modelo replicável de sistemas agroflorestais em larga escala que associa rentabilidade atrativa com impactos positivos socioambientais.

Steps 

O usuário que andar pela cidade ou utilizar qualquer tipo de transporte alternativo acumula pontos que podem ser trocados no comércio local. Isso incentiva tanto as caminhadas quanto a redução do uso de veículos poluentes na cidade.

Tradenergy  

Plataforma web e móvel permite conectar produtores e consumidores de energia renovável/sustentável, com a digitalização da compra e venda de créditos de energia.