ANIP agora vale para todas as regiões periféricas de São Paulo

A edição 2019 vem com várias novidades. A inscrição pode ser realizada por empreendedores de negócios de impacto de todas as regiões periféricas de São Paulo e não apenas dos bairros da zona sul. Além disso, o ciclo do programa de aceleração foi ampliado para oito meses.

Todos os empreendedores de negócios de impacto socioambiental das periferias do município de São Paulo podem participar da edição 2019 do programa da Aceleradora de Negócios de Impacto Periférico (ANIP). A iniciativa é da produtora A Banca – em parceria com Artemisia e FGV CENN (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) e tem o objetivo de potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nas periferias. Além de fortalecer o modelo de negócio e aumentar o impacto social, a meta é criar um ambiente que transforme os empreendedores e empreendedoras em protagonistas no desenvolvimento de soluções sociais, ambientais e financeiras do país.

A edição 2019 vem com várias novidades. A inscrição pode ser realizada por empreendedores de negócios de impacto de todas as regiões periféricas de São Paulo e não apenas dos bairros da zona sul do município. Além disso, ao invés de um ciclo de quatro meses do programa de aceleração serão oito meses, o que dará mais tempo para os empreendedores assimilarem os conteúdos e treinamentos.

Dessa vez, serão selecionados 10 negócios, que receberão até R$ 20 mil de capital-semente para investir na empresa. As inscrições estão abertas até 24 de fevereiro e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário no site da ANIP.

Além do investimento em capital-semente, o programa de aceleração prevê formação pessoal para os empreendedores, 16 encontros presenciais a cada quinze dias com a duração de até quatro horas, acompanhamento presencial individual e mentoria após aceleração.

Critérios de seleção
• Produtos e serviços já desenvolvidos
• Negócios que estão e são de periferias do município de São Paulo
• Foco na baixa renda
• Impacto social relacionado à atividade principal
• Ser um negócio de impacto social e ou ambiental
• Potencial de escala do negócio

“Além de apoiar, queremos também incentivar o surgimento de novos negócios de impacto dentro das periferias, que hoje representam uma parcela pequena dentro do ecossistema de empreendedorismo de impacto. Trabalharemos para criar pontes entre empreendedores acelerados provenientes de realidades distintas”, explica Marcelo Rocha, DJ Bola, presidente fundador de A Banca.

O programa já acelerou 10 negócios nas duas edições realizadas em 2018. Boutique de Krioula, Empreende Aí, Jovens Hackers, Ecoativa e Editora Selo Povo fizeram parte da primeira turma de NIPs. Antes de passarem pelo processo de aceleração, todos já existiam, vendiam serviços e criavam seus produtos. Periferia em Movimento, Bora Lá, Nutrir-Si, Bio Afetiva e Gastronomia Periférica foram os negócios selecionados para a segunda edição do programa de aceleração.

“A aceleradora ANIP potencializou esses negócios que, de alguma forma, estão desbravando as condições a que estão submetidos e pensando em formas de inovar. A partir de feedbacks das duas turmas da ANIP, o programa da aceleradora sofreu alterações. Ao invés de quatro meses de aceleração, por exemplo, serão agora oito. Além de encontros presenciais e online programados, faremos um acompanhamento individual de cada negócio. A nova seleção será anunciada em março”, explica Bola.

Para saber mais, acesse: www.aceleradoranip.com