Aliança pelo Impacto faz consulta aberta para levantar os avanços do campo em 2018

O objetivo é conhecer as conquistas das organizações que contribuíram com o campo de investimentos e negócios de impacto. A Consulta Aberta vai até o dia 13 de março e ajudará a Aliança a disseminar e a conectar todas as iniciativas.

Com o propósito de atuar na conexão e apoio de organizações e temas estratégicos para o fortalecimento do campo dos investimentos e negócios de impacto no Brasil, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto (antiga Força Tarefa de Finanças Sociais) lançou 15 recomendações, em 2015, com o objetivo de impulsionar avanços, com metas para 2020. Esse conteúdo foi construído a partir de consultas abertas e referências globais.

Para acompanhar o amadurecimento do campo, a cada ano a organização consolida um mapeamento de ações, projetos e iniciativas inovadoras e relevantes, consultando diferentes atores do ecossistema, de todas as regiões do Brasil. É nesse contexto que a Aliança deu início, esta semana, à consulta aberta que permitirá produzir o Relatório de avanços do campo 2018.

O formulário da consulta ficará disponível para receber contribuições até o dia 13 de março. As ações, projetos e iniciativas serão categorizadas em quatro dimensões:

  1. ampliar capital para o campo;
  2. aumentar o número e qualificar os negócios de impacto;
  3. fortalecer os intermediários;
  4. criar um ambiente favorável (avanços em regulação e comunicação).

O mapeamento deverá incluir contribuições que correspondam a três critérios:

Inovação – projetos/programas/eventos que representem uma forma nova de fazer ou envolvam um público novo;

 Aporte ao campo – ações que tragam reflexão ou impacto para todo o campo (e não apenas para um indivíduo ou grupo);

Conhecimento público – ações que sejam públicas e, preferencialmente, estejam acessíveis para quem quer buscar mais informações.

O mapeamento 2018 com as informações mapeadas e priorizadas de acordo com os critérios serão divulgadas no site da Aliança e em edição especial da revista Página 22 sobre Investimentos e Negócios de Impacto, em maio de 2019.

Mais informações pelo e-mail contato@aliancapeloimpacto.org.br.